Skip to content Skip to footer

Alterações para Importação de Produtos de Origem Animal (POA) Comestíveis

Tivemos uma atualização nos procedimentos de importação de Produtos de Origem Animal (POA) Comestíveis, através do Ofício – Circular Conjunto nº01/DIPOA-DTEC/2024 (anexo), informando que partir de 08/04/24 não haverá mais necessidade de solicitar a Autorização de Importação que era realizada através do LECOM, o que favorece e muito a dinâmica do procedimento, fazendo com que fique mais ágil e menos burocrático.

Foi determinado que a responsabilidade de cumprimento e verificação dos requisitos é do Importador e que não estando de acordo a mercadoria será retida até cumprimento ou não havendo possibilidade de correção do documento será rechaçada.

Vale destacar que LI’s que tenham a Autorização de importação poderão ser utilizadas até o vencimento ou substituição, então, não há necessidade de refazer LI’s para se adequar ao novo procedimento, contudo sugerimos observar os itens 21 e 22 do Ofício em relação ao registro do LPCO.

Outro ponto importante é que o LPCO só poderá ser registrado após o embarque da mercadoria com exceção de produtos reimportados que seguem outro rito, lembrando que a documentação a ser apresentada para a Central de análise não muda, o que era anexado no LECOM, agora será anexado no Portal Único. Seguem o que determina o art. 486 do Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017 e o Manual Vigiagro. Ex.: rótulo, registro do produto DIPOA, cópia do original do Conhecimento de embarque e fatura, CSI original e documentos complementares que possam auxiliar no deferimento da LI.

Para LPCO’s registrados após 08/04, o nível de fiscalização será mencionado no Portal único através da aba histórico, sendo CF – conferência física, EF – exame físico, CA – coleta de amostra ou CD – conferência documental, para esse último nível (CD) os deferimentos serão realizados pela Central remota do VIGIAGRO. Com isso, não haverá mais necessidade de preenchimento do formulário eletrônico de reinspeção a partir dos LPCO’s registrados em 08/04/24.

Notar que com a publicação do Ofício, também houve alteração no modelo do TPC – Termo de Proibição de Comercialização, por isso, caso haja necessidade de liberação da mercadoria para aguardar a retirada e análise da amostra, utilizem o link de formulários disponibilizado pelo MAPA.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de especialistas através do e-mail comex@myindaia.com.br

Fonte: GRU AIRPORT

Deixamos a disposição o contato da consultoria:

Carolina Fernandes/Vivian Santana
E-mail: carolina.fernandes@myindaia.com.br
vivian.santana@myindaia.com.br

Contatos
Indaiá News

Copyright Indaiá Logística  –  © 2022 | Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Mood Marketing.